5 dicas para criar webinars eficazes
Para que a atividade traga um resultado positivo, é preciso considerar suas principais características, vantagens e possíveis armadilhas. É o mesmo com a organização uniforme. Ao organizar um webinar, você deve prestar atenção aos pontos-chave, entender claramente o objetivo e aproveitar ao máximo suas oportunidades. Vamos mergulhar nas complexidades da organização de um webinar e descobrir o que procurar.
Webinar e suas principais características
Um webinar é um evento pré-organizado que inclui uma preparação cuidadosa para a troca de informações úteis. O conceito de webinar vem das palavras "rede" e "seminário". Portanto, seria lógico supor que os webinars são eventos online que envolvem a troca de ideias e a comunicação com o público. De fato, uma das principais características dos webinars de sucesso é a comunicação escrita, visual e de voz. Embora o formato assuma que os palestrantes estão falando com o público, ele também suporta uma seção de perguntas.
Os webinars podem ser transmitidos ao vivo ou pré-gravados. Cada opção tem seus prós e contras. Ao hospedar um evento ao vivo, você pode participar e fazer perguntas para obter uma resposta imediata. Os eventos pré-gravados permitem que você os compartilhe e visualize quantas vezes forem necessárias, para que sejam menos questionáveis do que durante uma reunião ao vivo.
Quando é útil usar webinars?
Os webinars são mais adequados para situações em que o organizador precisa obter um resultado significativo da comunicação com um grande público. Essas atividades geralmente são realizadas uma vez e têm um efeito de longo prazo. Com isso em mente, sugerimos que os webinars são melhores para:
- oportunidades únicas para a troca de ideias sobre questões educacionais ou científicas;
- elementos de treinamento empresarial com o envolvimento de especialistas de renome;
- campanhas de marketing, incluindo apresentações e aumento da geração de leads.
Com os principais recursos em mente e algumas dicas para melhorar o processo de criação de seu webinar, você pode criar um conteúdo realmente atraente.
Dicas para webinars
Para criar um webinar eficaz, as pessoas devem considerar os pontos críticos que o tornam interessante. Usar vídeo e áudio não significa que você terá sucesso garantido, então vamos citar alguns pontos críticos a serem considerados:
- Conheça seu público - Para atrair pessoas, você precisa entender o que elas precisam. Faça uma pesquisa completa para descobrir os pontos problemáticos e os problemas que as pessoas enfrentam e esteja aberto ao passado da maioria delas.
- Concentre-se em uma ideia específica - tópicos gerais e abstratos não despertam interesse e, para atrair as pessoas, se prendem a algo inusitado, criativo, novo.
- Envie o questionário antes do webinar - diga aos palestrantes qual é a linha de discussão e como você deseja formá-la. Isso é de particular importância se você estiver conduzindo entrevistas ou debates em webinars.
- Escreva um roteiro forte - hospedar um webinar significa pensar no momento ideal para discutir cada item e lembrar o ponto-chave a ser mencionado.
- Evite a síndrome da cabeça falante - ao discutir alguns fenômenos ou funções, ofereça uma aplicação real do que você está falando. Coloque a abstração em circunstâncias reais e torne-a mais compreensível.
Considere as práticas recomendadas para webinars para torná-los mais interativos e envolventes, manter sua apresentação leve e acompanhar os horários. Eventos remotos são mais fáceis de organizar e mais difíceis de conduzir em termos de comunicação não verbal. Por isso, compense esta carência com uma utilização variada e ponderada dos equipamentos à sua disposição.
Regras técnicas básicas para um bom webinar
Como os webinars são eventos online, muito depende dos dispositivos que as pessoas estão usando. Para evitar qualquer inconveniente, você deve pensar sobre este ponto com antecedência:
- Escolha o equipamento certo: PC, microfone e alto-falantes (ou headset), webcam, etc. Verifique se são confortáveis para o uso dos alto-falantes.
- Cuide do software. Certifique-se de que seus aplicativos de webinar sejam confiáveis e compatíveis com outros programas necessários durante a conferência.
- Verifique a qualidade do vídeo e do som.
É melhor usar hardware e software modernos; portanto, se você não os tiver quando tiver a ideia de um webinar, pense em como pode lidar com esse problema.
A preparação para um webinar é algo complexo que requer atenção cuidadosa. Mas tendo em mente as dicas e pontos básicos, a tarefa é bastante simplificada. Torne isso ainda menos complicado com o aplicativo iMind.