Return to portrait mode to see the content
To main page
Jul 28, 2021·5 min reading

6 maneiras de aumentar o envolvimento dos funcionários no trabalho remoto

Como aumentar o engajamento dos funcionários

Trabalhar em casa é conveniente: não há necessidade de passar 2 horas por dia na estrada e usar gravata. Mas esse tipo de trabalho é assustador. Vamos dormir uma hora, sair no YouTube, querer lavar a louça. De acordo com um estudo do escritor e blogueiro Darius Forox, 88% dos funcionários procrastinam (deixam para depois, não fazem nada) pelo menos 1 hora por dia . A preguiça, mesmo que seja o motor do progresso, não é uma característica que um empregador queira ver em um empregado. Como aumentar o engajamento dos funcionários? Damos 6 dicas.

Métodos de motivação dos funcionários

Conduza a construção da equipe

A construção de equipes remotas é essencial. Você provavelmente tem colegas que nunca conheceu. Introduza atividades de formação de equipe em seu fluxo de trabalho.

Deixe-os dizer por que os organizaram dessa maneira. Organize uma corrida de revezamento: esta semana Anton entrará no ar, que ligará para Ilya. Ilya, por sua vez, convidará Vitya para falar ... Descubra de onde trabalham seus funcionários. De repente, alguém foi remotamente para Marrocos ou Tailândia?

Dica bônus: crie suas próprias corridas de revezamento de vídeo. Aqui, por exemplo, está um simulador de colegas do Tjournal. Convide os funcionários a fazerem algo parecido, mas com gírias e piadas próprias.

  • Ter reuniões

O trabalho não para e os funcionários estão interessados em saber as novidades. Conte as novidades ao vivo! Recomendamos reuniões uma vez por semana para cumprimentar os recém-chegados, compartilhar novas informações e apenas conversar uns com os outros.

  • Organize uma caixa de perguntas

Os colegas lançam perguntas e sugestões anonimamente à liderança e você as anuncia em um comício geral. Aqui é onde você pode fazer isso de graça .

Organizar chamadas matinais

Para motivar os funcionários a realizar as tarefas atuais, recomendamos que o departamento se reúna por videochamada pela manhã. Sirva o café e chame sua equipe. Diga o que pretende fazer hoje e peça aos seus colegas que façam o mesmo. Assim, assistir a série em vez de trabalhar será muito mais difícil: você já prometeu fazer certas coisas.

Oferecemos 2 opções:

  • Ligue de manhã, conte o que você fez ontem e o que planeja hoje

Uma opção mais rápida onde você pode discutir todos os problemas de uma só vez

  • Ligue de manhã, fale sobre os planos para hoje. À noite, escreva o que você fez

Leva mais tempo, mas menos risco de perder alguma coisa.

Elogie os funcionários pelo bom trabalho

O que influencia o engajamento dos funcionários? Comentários. Dos 1.000 britânicos pesquisados, 31% disseram que o elogio os ajuda a ter um melhor desempenho (clique aqui para obter dicas sobre como elogiar em inglês). Se alguém fez algo bem, conte a toda a empresa sobre isso.

Organize bate-papos adicionais para tópicos não relacionados ao trabalho

“Quem trabalha bem, descansa bem.” Crie clubes de interesse. Discuta um novo episódio de sua série de TV favorita ou apenas deixe memes um para o outro depois do expediente. Mas não exagere 🙂

Executar hackathons

Hackathon é uma forma de aumentar o engajamento dos colaboradores, fugindo da programação habitual. Este é um determinado dia em que os funcionários não trabalham, mas preparam seus projetos. Pode ser um dia de folga. Sozinho ou em equipe, útil para a empresa ou "para a alma" - você mesmo define as regras. O objetivo do hackathon é dar aos funcionários a chance de serem criativos, de se revelarem de uma nova perspectiva. Os benefícios como formação de equipe são garantidos, mas e se você também inventar algo novo? Aqui estão 50 startups cujas ideias foram desenvolvidas no hackathon.

Implementar um sistema de mentores e um plano de desenvolvimento

Permita que colegas experientes transfiram conhecimento para os recém-chegados, incentive isso financeiramente. Organize um sistema de tutoria, conduza treinamentos. Crie um plano de desenvolvimento no qual cada funcionário descreva mês a mês suas aspirações para o próximo ano. Peça aos mentores que trabalhem neste plano de desenvolvimento.

Como aumentar o engajamento dos funcionários com videoconferência?

A chamada de vídeo é necessária para seguir estas dicas. Conduzir a formação de equipes ou reuniões sem ver os colegas é difícil.

Recomendamos experimentar o Mind, um programa gratuito de videoconferência . Basta se registrar, enviar o link da conferência para seus colegas e começar sua primeira reunião matinal! Realize videochamadas semanais em grande escala.

Implementar a videocomunicação no trabalho do departamento de RH. A integração com um vídeo em que você faz um tour, fala sobre a história da empresa, conhece um recém-chegado cara a cara é uma boa maneira de imergir um funcionário na vida da empresa.

Como iniciar as atividades de engajamento dos funcionários?

Primeiro, faça uma pesquisa com os funcionários para medir o nível de engajamento agora. Então use nossas dicas, sua implementação não levará muito tempo. Após 3 meses, refaça a pesquisa e compare o nível de engajamento.

Você pode usar a pesquisa Gallup Q12 com 12 perguntas de sim ou não. Para criá-lo, a empresa entrevistou 35 milhões de funcionários em todo o mundo. Portanto, a redação é verificada com precisão e há apenas 12 perguntas.

A pesquisa é paga - $ 15 por participante. Está em inglês, mas até o Google pode lidar facilmente com a tradução.

Ou você pode confiar no artigo do CRM Hurma - eles publicaram uma tradução das perguntas e informaram como calcular a porcentagem de envolvimento. Isso é simplesmente a porcentagem de respostas “sim” de todas as respostas.

Você pode criar uma pesquisa online gratuita no Google Forms . Torne-o anônimo - obtenha respostas honestas e a taxa de engajamento estará correta. Realizar pesquisas em cada departamento separadamente. Portanto, observe se há problemas em algum departamento - e o indicador geral sempre pode ser adicionado aos privados.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles