Como conduzir uma entrevista remota bem-sucedida?
Hoje somos constantemente confrontados com a necessidade de trabalhar à distância. Este formulário remoto requer muitos dispositivos que não precisaríamos se estivéssemos no escritório. Além disso, esse formato remete ao aprendizado contínuo de como se portar, trabalhar e contratar. Então, vamos mergulhar nos meandros da entrevista remota e descobrir como.
Entrevista remota no mundo dos negócios de hoje
O mundo se tornou remoto desde que o COVID-19 eclodiu no início de 2020. Desde então, quase todos os setores forçaram seus trabalhadores a trabalhar remotamente. Independentemente de as empresas terem mudado total ou parcialmente para um formato remoto, uma das opções mais úteis surgiu - contratar novos especialistas remotamente.
O processo de entrevista remota é muito mais conveniente para ambas as partes em termos de ambiente que usam e economia de tempo. Além dos fatores psicológicos e temporais, há também a oportunidade de aprender as habilidades do candidato. Participar de uma conferência para uma entrevista oferece uma oportunidade de realizar outras atividades e, assim, avaliar o profissionalismo.
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que as entrevistas em vídeo oferecem, mas são suficientes para torná-lo o método preferido de contratação.
O processo de entrevista para uma empresa de recrutamento
Muitas vezes vemos conselhos para os candidatos sobre como passar com sucesso em uma entrevista, mas há muito menos artigos sobre o tema da eficácia do recrutador. Mas antes de irmos para as dicas, precisamos definir como a comunicação acontece:
- pequeno diálogo abstrato - cinco minutos de conversa informal, para que o candidato fique um pouco à vontade e avalie suas habilidades de comunicação informal;
- a parte principal - é dada atenção à experiência anterior do candidato;
- façam perguntas uns aos outros - primeiro as perguntas vêm do recrutador, depois do candidato;
- Resumindo - cada lado tira conclusões das discussões que tiveram.
O processo descrito acima é comum à maioria das entrevistas, sejam elas realizadas no local ou por videoconferência.
Complexidade do processo
Ao realizar entrevistas online, as pessoas podem encontrar vários problemas, principalmente relacionados a questões técnicas. Entre esses problemas que as pessoas experimentam:
- interrupções de áudio e vídeo devido a conexão ruim com a Internet ou equipamentos de baixa qualidade;
- outros problemas de conexão relacionados ao aplicativo gratuito de videoconferência não funcionando corretamente;
- quaisquer avarias técnicas que impossibilitem ligar ou ligar o PC, causadas por motivos de força maior.
Além desses problemas, é mais difícil para um recrutador analisar os sinais não verbais que uma pessoa envia durante uma conversa. Não é crítico se uma pessoa se candidatar a um cargo que não envolva comunicação com as pessoas. Mas se assim for, a tarefa do entrevistador aumenta exponencialmente.
Dicas para tornar as entrevistas online mais eficazes
Para obter o melhor resultado na seleção de um candidato, o entrevistador deve estar bem preparado. Usando essas dicas, é mais provável que uma entrevista online seja informativa e eficaz:
- verificar os hardwares e softwares necessários para a entrevista - antecipar possíveis problemas técnicos e apresentar-se como representante da empresa;
- ter um plano - isso ajuda a economizar tempo e organizar a discussão para que você e seu interlocutor naveguem melhor no fluxo do diálogo;
- informe os candidatos sobre os detalhes da entrevista remota - conte sobre esses detalhes quando for convidado para uma reunião online e envie-os explicitamente no mesmo dia;
- dê pequenas dicas antes da entrevista - isso é muito melhor do que tentar se lembrar de todas as perguntas que deseja fazer ou de todos os pontos que deseja abordar;
- siga as regras de etiqueta remota - defina o áudio e o vídeo para qualquer coisa indesejada para não interrompê-lo no processo.
Esses são os principais pontos que vão te ajudar a alcançar os melhores resultados. Outros podem ser adicionados dependendo das especificidades da área de atuação da sua empresa.
O que não pode ser feito em uma entrevista remota?
A resposta a essa pergunta envolve qualquer coisa: familiaridade, perguntas muito pessoais, raciocínio abstrato que não está relacionado ao tema e uma avaliação das características do candidato.
A realização de uma entrevista de emprego remota é a perspectiva de contratação de novos profissionais. E quanto mais avança a tecnologia, mais oportunidades ela abre. Usar o aplicativo de videoconferência iMind é a maneira mais fácil de obter o máximo de informações importantes sem interrupções técnicas.