Return to portrait mode to see the content
To main page
Mai 20, 2022·3 min reading

Como fazer conversa fiada em reuniões virtuais?

Hoje em dia, as pessoas se comunicam usando vários meios: comunicação face a face, mensagens de texto, reuniões online ou qualquer outra coisa. E gostamos quando as conversas são valiosas e informativas. Mas há situações em que é incorreto começar com uma discussão sobre questões de trabalho, e aqui se usa conversa fiada.

Conversa fiada de negócios

Conversa fiada e sua importância

Small talk é uma conversa que geralmente ocorre entre duas pessoas e não diz respeito a nada importante. Pequenas conversas podem ser usadas no início e no final da reunião. Deve ser usado quando a conversa sobre a reunião acaba de começar. Isso permite que as pessoas se apresentem e compartilhem informações sobre seu humor. Também mostra as intenções positivas em relação à cooperação futura em qualquer assunto.

No final da reunião, uma conversa fiada de negócios serve como um final gentil para a conversa. Se as discussões de negócios terminam abruptamente, as pessoas se sentem frustradas. A conversa fiada permite tirar algumas conclusões e encerra a conversa com mais naturalidade.

Como se preparar para conversa fiada?

Para ser eficaz na conversa fiada (por mais absurdo que pareça), você precisa se preparar um pouco. Afinal, essas conversas desnecessárias funcionam como uma ferramenta social para tornar a comunicação mais suave. Mas às vezes há uma linha tênue entre conversa fiada sobre nada e conversa insistente disfarçada de conversa fiada.

Para evitar tais inconvenientes, preste atenção à aparência das pessoas. Ele vai sugerir os tópicos que você não deve tocar. Antes de ir para uma reunião, você pode aprender mais sobre o que é bom discutir e o que não é.

Dicas para conversa fiada em reuniões virtuais

Para evitar as consequências negativas de qualquer falha durante uma conversa fiada com clientes ou parceiros, use as seguintes dicas:

  • estude perfis nas redes sociais - se você sabe quem está participando de um futuro encontro, pode encontrar informações sobre eles nas redes sociais e saber como vivem para encontrar uma linguagem comum;
  • use seu histórico para conversa fiada - mencione alguns casos ou eventos que você testemunhou;
  • pergunte mais, fale menos - as pessoas gostam mais de falar do que ouvir, então dê uma chance a elas;
  • coloque um emoji ao lado do seu nome - os aplicativos de reunião online são perfeitos para ouvir de ambos os lados: técnico e interpessoal.

Ao usar esses pontos, você pode reunir um pouco de informação que o ajudará a conversar sem problemas.

Quais são ótimos tópicos para conversa fiada?

Tópicos de conversa fiada de negócios referem-se a algo geral e abstrato, sem tocar em pontos problemáticos. Geralmente é o clima, os últimos eventos ou notícias que as pessoas ouviram falar, talvez esportes ou celebridades, filmes ou séries. O principal requisito é não dar muitos detalhes.

Tópicos a evitar

Entre os temas inconvenientes para uma conversa fiada, destacamos a política, a aparência alheia, os problemas de saúde e outros problemas pessoais. Como esse tipo de comunicação estabelece limites pessoais, seria redundante mencionar suas crenças ou preocupações individuais ou de outra pessoa sobre qualquer assunto que você possa abordar.

Habilidades de comunicação para uma melhor conversa fiada

A primeira coisa a lembrar é que você deve ser um bom ouvinte. A comunicação remota requer atenção especial para facilitar a conversa fiada. Com a ajuda de vídeo e som, você pode coletar informações sobre o interlocutor, mas ainda é menos possível em um encontro pessoal. Ser capaz de ouvir torna você mais flexível na forma como a conversa se desenvolve, por isso é mais fácil para você evitar qualquer coisa que não queira.

O uso de equipamentos de comunicação remota muda o formato, mas mantém o método. Usando o aplicativo iMind para reuniões de negócios e dicas para conversa fiada, você poderá obter a máxima produtividade na comunicação com parceiros, colegas ou clientes.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles