Return to portrait mode to see the content
To main page
Out 3, 2022·3 min reading

Como usar a comunicação não verbal durante a videoconferência?

Algumas pessoas acham que a videoconferência não é tão conveniente para a comunicação quanto parece. Você não pode olhar para seus interlocutores, usar e ler a linguagem corporal e perceber expressões faciais visíveis do corpo sem distorções. Como eliminar esse efeito das reuniões remotas e potencializar a comunicação não verbal?

Como usar a comunicação não verbal durante a videoconferência?
Exemplos de sinais de comunicação não-verbal

O que é comunicação não verbal?

Na comunicação não verbal, você usa seu corpo, entonação, expressões faciais e muitas outras dicas para transmitir uma mensagem. Este componente da comunicação interpessoal e de equipe expressa sua: atitude, emoções, humor, bem-estar, etc. As pessoas precisam dele para construir entendimento mútuo.

Por que a comunicação não verbal é importante para videochamadas?

A videoconferência é notável pela entrega limitada de pistas não verbais. Assim, você deve prestar ainda mais atenção às mensagens que vê. Esta é uma parte importante de qualquer comunicação, pois as reuniões de negócios online exigem algumas habilidades de diplomacia.

Em suma, qualquer resultado ou sugestão de progresso, adaptação rápida ao tom da conversa e compreensão das relações internas da equipe exigem conhecimento para utilizar e ler corretamente os sinais da comunicação não verbal.

4 tipos de comunicação não verbal em videoconferência

Dentre os tipos de comunicação não verbal disponíveis que você pode perceber, destacamos a importância de:

  • expressões faciais - é melhor aprender sobre emoções;
  • um olhar com os olhos - não tão óbvio quanto o anterior, mas eficaz para descobrir quais são os pensamentos de uma pessoa;
  • postura - dá uma imagem completa do que uma pessoa pensa, em combinação com os dois primeiros tipos;
  • aparência - dá mais informações sobre você do que sobre seus pensamentos atuais.

O último ponto ajuda a formar a primeira impressão e, com base nessa visão, seu colega ou parceiro decide primeiro se quer trabalhar com você ou não. Você ainda pode mudar a primeira impressão, mas é problemático.

Dicas para melhorar a comunicação não-verbal

Iluminação adequada e comunicação não verbal durante a videoconferência

Continuando o tema da aparência, vamos enfatizar a importância da iluminação durante uma videochamada. Ele também aborda a etiqueta de reunião online, que é valorizada por empresas respeitáveis, tomadores de decisão e representantes. Ainda assim, é mais conveniente aparecer e ver claramente sua equipe ou parceiros quando seu rosto está visível e a imagem não é muito clara. Também mostra como você está bem preparado para a reunião e pode melhorar sua aparência se estiver bem arrumado.

Plano de fundo virtual para uma melhor visualização

Alterar seu histórico afeta como você é percebido por seus colegas de equipe ou parceiros. A opção mais fácil é desfocar o fundo antes de ligar a webcam se o seu software de videoconferência permitir esse recurso. Você também pode escolher uma imagem que imite o fundo do interior ou definir um fundo simples de uma cor (mas isso não parecerá natural, o que causará uma impressão pior).

A comunicação não-verbal pode ser a chave para o seu forte relacionamento comercial. O principal é saber como usá-lo corretamente. Para aproveitar ao máximo e melhorar a qualidade da sua conexão, use o aplicativo iMind. O plano gratuito oferece recursos básicos, mas os planos profissionais oferecem muito mais para reuniões de negócios.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles