Return to portrait mode to see the content
To main page
Mai 12, 2022·4 min reading

Como usar a videoconferência na prática da saúde?

Hoje, a comunicação remota tornou-se algo impossível de imaginar dez anos atrás. Podemos encontrar familiares e amigos, fazer novas amizades, estudar e trabalhar à distância. Portanto, não é de surpreender que os problemas de saúde agora também tenham ficado em segundo plano.

Monitoramento remoto

Hangouts e comunicação moderna

A maioria das pessoas usa videoconferência para negócios e educação. Estamos falando de casos de autodesenvolvimento ou programas de instituições educacionais. Assim como nos negócios, a videoconferência é uma ferramenta frequente para reuniões de grupo, campanhas de marketing e conferências corporativas online.

Como os equipamentos de videoconferência evoluíram e ganharam tanta atenção como alternativa às reuniões presenciais, tornou-se possível utilizá-los para monitoramento remoto da saúde. Isso faz parte da telemedicina.

Videoconferência na prática médica ao longo dos anos

Tudo começou com telefonemas comuns que me permitiam fazer perguntas urgentes sem detalhes. A tecnologia se desenvolveu e, em meados do século XX, tornou-se possível transmitir à distância informações específicas sobre o estado da saúde humana. Graças ao sinal de rádio, a telemedicina precoce provou ser extremamente eficaz para aqueles pacientes que não tinham acesso fácil aos médicos. A maioria eram pessoas do campo. Mais tarde, porém, essa opção ficou disponível para as cidades.

Hoje em dia, podemos ir ao nosso médico sem muito esforço. Precisamos usar nosso equipamento habitual - PC, webcam e fone de ouvido. Com tecnologia de áudio e vídeo fácil de usar e aplicativos de consulta online, podemos explicar e mostrar tudo o que coça.

Benefícios do uso de videoconferência na área da saúde

Ao usar aplicativos de videoconferência médica, as pessoas podem aprender rapidamente como a doença progride, flui e muda. Globalmente, os cuidados de saúde por meio de reuniões online têm os seguintes benefícios:

  • Lidando com questões urgentes. Muitas vezes acontece quando algo deu errado e não há tempo para esperar. E se você não sabe o que fazer, tem a chance de ligar para o médico e perguntar como lidar com o problema.
  • O nível de segurança é aumentado. O trabalho de um médico com pacientes com doenças transmitidas pelo ar ou outras facilmente transmissíveis é sempre arriscado. Realizar uma consulta online não é uma solução ideal, mas é bastante razoável para um especialista.
  • Isso economiza tempo e recursos. O efeito é especialmente perceptível para médicos particulares, que precisam alugar e equipar um consultório e depois se deslocar até lá.
  • Permite que você forneça serviços para mais pessoas. Como há mais tempo economizado, ele pode ser canalizado para atividades profissionais para ajudar mais pessoas. Portanto, há melhores resultados de desempenho.

Cada médico e paciente encontra suas próprias razões para usar esta ferramenta de telemedicina. Mas o fato é que essa opção agora é muito procurada.

Uso de videoconferência na área da saúde

Como a videoconferência é universal, você pode encontrar as seguintes aplicações mais populares dessa tecnologia:

  • comunicação de pacientes - para quem está em estado terminal (ou está doente há muito tempo) e precisa de supervisão médica, a videoconferência é uma rara chance de se comunicar;
  • a triagem preliminar dos pacientes é indispensável para saber se o caso é urgente e o que está acontecendo, se há um longo caminho até o paciente;
  • monitoramento de doenças crônicas - para não forçar as pessoas a irem regularmente ao hospital, uma pessoa pode se encontrar com seu médico à distância;
  • a possibilidade de treinamento ponto a ponto - é quase impossível para médicos ocupados encontrar um minuto extra, então as reuniões online são uma verdadeira salvação;
  • consulta com especialistas - mais abstrata do que se você visitasse um médico pessoalmente, mas permite esclarecer algumas coisas básicas (e às vezes críticas) sem gastar muito tempo.

O uso de ferramentas de conferência online para medicina é bastante diversificado. À medida que a tecnologia avança, a variedade de aplicações só aumenta. E quanto mais confortável for o processo de consulta remota, mais ele ajudará a agilizar o processo.

Como conduzir uma videoconferência na área da saúde?

Se você precisa usar essas tecnologias para agilizar seu fluxo de trabalho, abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo.

Primeiro, selecione software e hardware. Você deve instalar tudo para ser o mais confiável possível. Escolha o melhor hardware e software para melhorar seus serviços - isso automaticamente gera uma boa impressão, fazendo com que as pessoas confiem em você caso tenham algum problema de saúde.

Siga a etiqueta para que as pessoas confiem em você. Quanto mais paciência e tato você demonstrar, mais confiável você parecerá. É por isso que a primeira coisa a lembrar é ser calmo e educado, não importa como você forneça seus serviços.

A videoconferência é uma das melhores ferramentas para facilitar a conexão dos problemas das pessoas com as habilidades dos especialistas em resolvê-los. E ao escolher a aplicação iMind, escolhe qualidade, complementada por um leque alargado de soluções modernas.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles