Return to portrait mode to see the content
To main page
Jun 17, 2021·9 min reading

Evento online para negócios: o que é e por que você precisa

evento online para empresas: o que é e por que você precisa

Devido à pandemia, nossa vida deixou abruptamente de ser a mesma: agora, para estudar, trabalhar, se comunicar com entes queridos e fazer novas amizades, não é necessário sair de casa - qualquer reunião, incluindo negócios, pode ser realizada remotamente. Ou não todos? Quão adequado é apostar em um evento online para negócios no caso do seu projeto? Vamos descobrir juntos.

O que é um evento de negócios online

São transmissões, webinars, palestras online em tempo real - tudo o que ajuda a transmitir informações valiosas ao seu público-alvo e fazer conexões úteis para projetos futuros.

Por que realizar?

Um evento online tem os mesmos objetivos que eventos offline:

  • apresentar um novo produto aos parceiros;
  • organizar treinamento empresarial;
  • reunir os alunos para um seminário ou palestra;
  • realizar um concerto
  • organizar uma master class;
  • realizar uma festa corporativa;
  • resumir o ano;
  • parabenizar os funcionários;
  • e até mesmo sediar um evento esportivo.

Formatos

Evento online para empresas: o que é e por que você precisa ➤ 2

1x1

Você está correndo uma maratona com especialistas altamente qualificados em seu setor. Os palestrantes mantêm contato com o público via chat. Como líder, você atrai um profissional conhecido em sua área.

Programa de entrevista

Você cria uma plataforma para uma discussão ao vivo animada. O roteiro de transmissão mantém o grau de emoções no nível certo. O controle de transmissão permanece com o moderador ou orador.

Semana Digital

Você pré-gravou material para várias transmissões. Para realizar um evento neste formato, você convida vários palestrantes e um apresentador de mídia. Todas as séries estão unidas por um tema. É criada uma landing page separada para cada episódio, onde é anunciado o programa de uma determinada transmissão, onde os espectadores também podem deixar suas dúvidas sobre o tema. A edição final é no formato de um talk show.

Mesa redonda

Uma tendência de eventos online em que palestrantes de diferentes países se conectam à transmissão e discutem o tema escolhido. Os espectadores veem os alto-falantes na mesma tela.

Grande evento

Este formato é projetado para um tempo maior - até 3 dias. Sessões sobre diferentes temas podem ser realizadas em paralelo. Os organizadores utilizam palestras em formato TED e exposições em 3D. Ideal para apresentar o seu próprio produto.

Formação de equipes on-line

Isso ajudará a melhorar a compreensão mútua dos funcionários que trabalham remotamente.

Prós e contras de eventos online

Evento online para empresas: o que é e por que você precisa ➤ 3

Imperfeições:

  • Falta de comunicação ao vivo

A comunicação em uma conferência online é dificultada pelo fato de os participantes terem que realizar uma discussão dentro de um chat comum para todos os participantes, onde, via de regra, apenas seu apelido pode ser visto. Nem todos são capazes de monitorar simultaneamente o que os falantes estão dizendo e o que está sendo dito nas mensagens de estranhos. Como resultado, o conhecimento e as impressões permanecem muito menos do que dos eventos tradicionais.

  • Rede subdesenvolvida

O acúmulo de novas conexões dentro da indústria impulsiona o negócio. É muito mais fácil se comunicar e se familiarizar em um evento offline: basta que o participante se aproxime do especialista de seu interesse e inicie uma conversa. Até agora, essa experiência de rede on-line é difícil de imaginar, mas no futuro, a tecnologia deve enfrentar esse desafio.

  • Falta de noção de escala

Não importa quantas pessoas compareçam à sua transmissão, o contador de espectadores significa pouco para o participante médio de um evento online. Uma coisa é assistir às gravações da Conferência TED e outra é participar deste evento anual, que reúne mais de 1000 participantes. A capacidade de observar pessoalmente um grande número de pessoas com a mesma opinião que estão ao seu lado é o que falta neste formato.

Vantagens:

  • Facilidade de interação.

Curiosamente, é mais fácil para as pessoas expressarem sua opinião em um chat geral, já que um participante de um evento online é quase anônimo: os outros participantes só podem reconhecê-lo pelo nome e sobrenome. Tal “semi-anonimato” incentiva uma discussão mais franca e animada.

  • Geografia ilimitada

Um evento online para negócios não está vinculado a um ponto no mapa: os palestrantes podem entrar em contato de qualquer lugar onde haja uma conexão estável à Internet. Os participantes podem assistir à sua transmissão não apenas de diferentes cidades, mas também de diferentes países.

  • Custo da organização

O custo do aluguel de um quarto, refeições e acomodação para palestrantes, logística, iluminação e vídeo custará um bom centavo como organizador, e isso é apenas uma pequena parte deles. Ao realizar eventos empresariais online, é preciso cuidar do lado técnico da transmissão, do marketing e da captação de palestrantes - com um público maior. Soa tentador!

  • Facilidade de atrair participantes

Ao participar do evento online, os espectadores encontram algumas horas de tempo livre e ficam à vontade com uma xícara de chá. Os participantes reservam um dia inteiro para um evento offline e chegam na hora marcada no local designado. Mas manter uma audiência remotamente é muito mais difícil.

Evento online para negócios: em qual plataforma realizar?

Evento online para negócios: o que é e por que você precisa ➤ 4

Transmissão ao vivo do YouTube

Custo de transmissão: gratuito

Limite de tempo: não

Número de participantes: ilimitado

Adequado para empresas de todos os tamanhos, desde streamers solo até grandes equipes que desejam transmitir para um público amplo. Existem muitas oportunidades para monetizar a transmissão: deixar comentários pagos no chat, conectar serviços de doação e integrar publicidade na transmissão. A regra mais importante ao hospedar um evento de negócios online nesta plataforma é não infringir direitos autorais. Sua transmissão pode ser bloqueada devido a um toque de alto-falante popular ou devido ao uso de uma análise em vídeo do seu produto de um blogueiro conhecido. A verificação antiplágio é realizada automaticamente pelo sistema Client ID. No entanto, os robôs também podem cometer erros. O fluxo da empresa americana ViacomCBS foi bloqueado, apesar da existência de direitos autorais.

vk ao vivo

Custo de transmissão: gratuito

Limite de tempo: 1 hora

Número de participantes: ilimitado

O VK Live é indicado para quem deseja transmitir para seu público nesta rede social e aumentar seu alcance por meio de visualizações orgânicas. A transmissão é realizada no aplicativo VK Live e na sua página VK. A duração da transmissão é limitada a 1 hora.

Instagram

Custo de transmissão: gratuito

Limite de tempo: 1 hora

Número de participantes: ilimitado

O Instagram vem desenvolvendo a função de transmissão ao vivo desde 2017 e durante esse período adquiriu recursos interessantes: você pode entrar ao vivo junto com outro usuário, aplicar máscaras, receber mensagens de usuários durante a transmissão. Você pode salvar a transmissão nos stories, e ela estará disponível para assinantes 24 horas após a transmissão, ou adicionar um post no IGTV.

Facebook

Custo de transmissão: gratuito

Limite de tempo: 8 horas do computador, 4 horas do telefone

Número de participantes: ilimitado

Você pode transmitir tanto em seu próprio nome quanto na página do seu evento. Assim como no Instagram, você pode ir ao vivo com um convidado. A plataforma oferece oportunidades de promoção e monetização de eventos online para empresas: você pode tornar o acesso à transmissão pago, promovê-lo no Gerenciador de Anúncios ou diretamente na página do evento.

Uma política de privacidade é parte integrante de uma empresa de sucesso, e o streaming nas redes sociais pode colocar seus dados em risco. Em 2017, Antonio Brown, apresentador do Pittsburgh Steelers, lançou uma transmissão no vestiário imediatamente após o jogo para compartilhar suas emoções pós-vitória com os fãs. Em poucas horas, mais de 900.000 pessoas assistiram ao vídeo. Mas junto com as exclamações alegres, a transmissão incluiu um discurso minuto do técnico da equipe, que falou de forma pouco lisonjeira sobre a equipe adversária. Conversas semelhantes ocorrem em todos os camarins, mas não devem vazar para o mundo exterior.

Phasecast, Boomstream

Custo de transmissão:

Facecast: depende da tarifa - de 0 a 9.990 rublos. / transmissão

Boomstream: sem assinaturas, calculadas no site do serviço

Limite de tempo:

Facecast: não

boomstream: não

Número de participantes:

Facecast: 5 espectadores (gratuito) para 10.000 espectadores (premium)

Boomstream: 1 a 1.000 membros

Serviços para eventos online fechados. O espectador paga um ingresso e assiste à transmissão na própria plataforma ou no site onde o código do jogador está incorporado. Como tendências de eventos online, as plataformas são adequadas para conteúdo sensível.

Ampliação

Custo de streaming: de 0 a US$ 29/mês

Limite de tempo: plano gratuito - 40 minutos

Número de participantes: plano gratuito - até 100 pessoas

Uma das plataformas de reuniões online mais populares desde o início da pandemia. O Zoom é usado para fins comerciais, educacionais e pessoais. Você pode gravar a transmissão, criar salas separadas, compartilhar a tela e, além disso, alterar o plano de fundo.

A popularidade fez uma brincadeira cruel com o Zoom: as conferências online realizadas nesta plataforma começaram a ser atacadas por trolls, que já haviam conseguido seu nome - zoom-bombing . Os hooligans online aproveitam as falhas na segurança do sistema, infiltram-se em conferências e fazem spam com palavras e imagens obscenas.

webinar.ru

Custo de streaming: a partir de 0 rublos. até 9.596 rublos. / mês (a partir de maio de 2021)

Limite de tempo: plano gratuito - não

Número de participantes: plano gratuito - até 5 pessoas

Uma das plataformas de webinar mais antigas da Rússia. O serviço está disponível para iOS e Android. Até 5 usuários podem participar da versão gratuita, mas não há limite de tempo.

eu me importo

Custo de transmissão: US$ 0 a US$ 14,99/mês

Limite de tempo: plano gratuito - reuniões de até 4 horas

Número de participantes: até 100 pessoas

Plataforma russa para conferências de negócios em qualidade HD.

Para utilizar o serviço, não é necessário instalar software: o usuário pode assistir a transmissão pelo navegador de qualquer dispositivo, bastando clicar no link. A gravação de transmissão está disponível em todas as tarifas, inclusive gratuita. A vantagem da plataforma é que vários participantes podem compartilhar suas telas ao mesmo tempo .

O recurso "sala de espera" mantém convidados indesejados fora do seu evento online, e a criptografia AES-256, que é usada pelo governo dos EUA, protegerá seus dados.

Experimente o iMind gratuitamente

Evento online para empresas: quanto custa?

O preço de um evento online depende de muitos fatores:

  • Qual o formato do evento (público aberto ou corporativo fechado)?
  • Quanto tempo vai demorar?
  • Quantos participantes?
  • Quantos sites paralelos estarão envolvidos?

Em média, o custo de sediar um evento online por participante varia de US$ 500 a US$ 1.500, de acordo com um estudo da Markletic . Eles estimaram que levaria de 2 a 4 semanas para planejar um pequeno evento online. Os números são baseados em respostas a suas pesquisas com mais de 1.500 profissionais de marketing.

Resultado

Você pode realizar um evento corporativo online, uma apresentação de um novo produto ou um show. A lista está longe de ser completa, tudo depende da sua imaginação e finanças.

Manter o público remotamente não é possível para todos e fazer novos conhecidos pela tela é muito mais difícil do que ao vivo. Mas realizar um evento online é mais barato e mais fácil de atrair participantes de diferentes cidades e países. Acessibilidade de qualquer lugar é uma das principais tendências dos eventos online.

As redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook, VK) são ótimas para aumentar o alcance das suas transmissões.

Se você deseja fazer um evento privado e cobrar pelo acesso a ele - sua escolha é Facecast, Boomstream.

No Zoom, você pode realizar eventos em que precisa não apenas transmitir, mas também interagir com o público.

Se a principal tendência do seu evento online é simplicidade e segurança, então escolha iMind. Seus espectadores podem participar do evento online de qualquer navegador e sem senhas, convidados não convidados não interferirão na sua reunião.

Hospedar um evento online custa entre US$ 500 e US$ 1.500 por participante. A preparação de um pequeno evento levará de 2 a 4 semanas.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles