Como as organizações podem se preparar para o futuro dos espaços de trabalho?
Nossos métodos de trabalho estão evoluindo rapidamente. Um dia normal de trabalho não consiste mais em uma montanha de papelada das 9h às 18h. O local de trabalho está evoluindo com melhorias no design do escritório e novas tecnologias.
Sabemos com certeza que, ao gerenciar a mudança no local de trabalho, as empresas nunca mais serão as mesmas. O local de trabalho da empresa do futuro viverá em um novo espaço onde o escritório físico desempenhará um papel mais flexível do que nunca. Ele se tornará uma espécie de efetivo centro de inovação e um local de solução de problemas coletivos, ainda que online. Por exemplo, ele realizará eventos corporativos ou realizará trabalhos que não podem ser tratados isoladamente em uma reunião virtual.
Como os funcionários estão mudando sua maneira de trabalhar?
Com as recentes mudanças no local de trabalho e os desenvolvimentos na tecnologia de comunicação, os limites não são mais uma barreira para os trabalhadores remotos descobrirem um ambiente de trabalho em constante mudança. Funcionários e empresários agora podem trabalhar no estilo que lhes convém, graças ao fenômeno do trabalho flexível. Eles podem conduzir reuniões online com o aplicativo gratuito iMind e ser eficientes mesmo durante eventos mundiais imprevisíveis.
Smartphones, maior acesso Wi-Fi, videoconferência e até mesmo dispositivos vestíveis como o Apple Watch são todos responsáveis por esse novo futuro do fenômeno do local de trabalho.
Como será o futuro do emprego?
Cada empresa deve apresentar sua própria solução com base na demanda real por novos cargos, necessidades de talentos e levando em consideração suas necessidades. Ao entender esses elementos, você poderá maximizar seu espaço de trabalho e elevar seu escritório. Então, quais serão as tendências de trabalho no futuro?
Tipo de trabalho híbrido
Houve um consenso de que a transição para um ambiente de trabalho misto seria apenas temporária e que tudo voltaria ao normal. No entanto, a experiência mostra que aqueles que usaram esse formato relutam em usá-lo novamente porque é prático, eficiente e aceitável tanto para empregadores quanto para empregados.
Portanto, aqueles que continuam duvidando da conveniência de mudar para um formato híbrido devem tomar coragem e pelo menos tentar. E chegou a hora, pois muitas empresas já testaram e adotaram muitas tecnologias úteis que simplificam esse processo.
Automação
O progresso tecnológico e a automação continuarão a ser o principal motor da mudança. O uso generalizado de dispositivos móveis, redes sociais e wearables já está mudando radicalmente a forma como nos comunicamos com colegas, clientes e empregadores.
espaço de trabalho virtual
Nossas vidas foram muito influenciadas pelos sistemas de colaboração que estão sendo usados por um número crescente de empresas. No entanto, em seus esforços para promover a adoção de tais tecnologias, as empresas começarão a valorizar os benefícios individuais dos funcionários mais do que os benefícios comerciais (horários flexíveis, reconhecimento de conquistas, inovação mais rápida, aumento de produtividade etc.). E este é o futuro do seu espaço de trabalho virtual.
Flexibilidade de funções e processos
Mais e mais empresas iniciantes tentarão manter seu pequeno tamanho original. Eles terão um grupo central de fundadores e funcionários importantes, e freelancers de todo o mundo preencherão outras posições necessárias. As grandes corporações estão simultaneamente tentando simplificar suas estruturas organizacionais e implementar um estilo de gerenciamento horizontal semelhante à holocracia da Zappos.
Como resultado, os funcionários terão mais autoridade para gerenciar projetos e a tradicional hierarquia de cargos será eliminada. Eles também poderão contribuir de forma mais significativa para o crescimento dos negócios.
Para criar empregos futuros, as empresas devem primeiro adotar uma abordagem híbrida
As empresas estão começando a ver os benefícios de não gastar duas horas por dia viajando para um escritório caro para alugar, e os funcionários ficarão entusiasmados por poder trabalhar em casa. Além disso, essa tendência apoia a descentralização e o crescimento das cidades regionais.
Adote modelo híbrido
De acordo com a pesquisa EY 2021 Work Reimagined Employee Survey, a mudança para um paradigma de trabalho híbrido e remoto exigirá um grande investimento em tecnologia. A maioria dos participantes do estudo tem certeza de que gostaria de trabalhar principalmente em casa ou em outro local conveniente e visitar o escritório apenas duas ou três vezes por semana.
Repense o espaço físico
Você provavelmente pode visualizar o design do seu escritório enquanto pensa sobre ele. O futurista Jacob Morgan argumenta que nem sempre será assim. Ele prevê que as empresas vão parar de investir em renovações caras que duram para sempre e começarão a tratar o espaço físico como um software que precisa ser atualizado com frequência. As organizações também estão interessadas em tecnologias de personalização, como espaços de trabalho abertos, que permitem que os funcionários trabalhem onde precisam, compartilhando informações sobre iluminação e temperatura do ar preferidas, bem como todos os seus contatos, projetos e arquivos importantes.
Gerenciar as necessidades humanas fundamentais
As empresas começam a apreciar e até a incentivar pausas no trabalho, quando você pode desviar sua atenção para outra coisa e finalmente encontrar conexões intrigantes que levam à criação de novas ideias. Os funcionários há muito têm tempo para trabalhar em projetos paralelos e buscar seus interesses em empresas como o Google, e essa abordagem está ganhando popularidade entre as empresas cuja administração se preocupa com a produtividade e a motivação de seus funcionários.
Como você pode personalizar seu ambiente de trabalho para acompanhar as tendências atuais?
Para apoiar a sustentabilidade e construir um modelo operacional sustentável, as empresas oferecem a seus clientes corporativos opções para ajudar a desenvolver um fluxo de trabalho híbrido para organizações de todos os setores e tamanhos. Por exemplo, criando um escritório na nuvem.
O pacote de software DaaS ou Desktop as a Service facilita a configuração de um espaço de trabalho pessoal completo na nuvem para um funcionário. Ao contrário de um desktop típico, no DaaS todas as funções e serviços necessários são fornecidos ao funcionário de forma virtual baseada em servidores remotos, e não em equipamentos físicos. Este é um dos aspectos que devem ser seguidos para converter o sistema para um tipo híbrido.
Como melhorar os trabalhos remotos no futuro?
A crescente “gigonomia” ou economia freelancer será associada a alguns dos empregos mais procurados nos próximos dez anos. Um coach que ajuda as empresas a criar grupos de trabalho ideais para projetos específicos e um educador de marca pessoal que ajuda consultores e freelancers a comercializar seus serviços são dois exemplos dessas profissões. Para continuar a construir uma organização híbrida, grande e motivadora no mundo de hoje, devemos estar cientes desse fato e nos adaptar às mudanças.