Return to portrait mode to see the content
To main page
Jul 29, 2022·5 min reading

Desafios do trabalho remoto e como superá-los

Quando você transfere funcionários para trabalhar remotamente, parece entender todos os problemas do trabalho remoto que podem surgir e sobre os quais todos escrevem: procrastinação, distração, dificuldades de comunicação e priorização, etc.

Cada um tem sua própria visão de organização do trabalho e formação de equipes virtuais. Quando a empresa é pequena, o gerente pode conversar com cada um individualmente, acordar um plano de ação eficaz e incentivar. Mas se a empresa emprega 50, 100, 150 ou mais pessoas, no final é mais difícil fazer isso. Vamos falar sobre os principais desafios de trabalhar em equipe que os trabalhadores remotos podem enfrentar e como superá-los.

Problemas de trabalho remoto

O que o trabalho em equipe remoto significa nos negócios modernos?

O trabalho remoto se tornou um novo normal para nós. Quase todas as empresas agora oferecem a seus funcionários um formato de trabalho totalmente remoto e flexível, com reuniões virtuais ou delegam parte das funções a especialistas terceirizados. Esse formato tem vantagens inegáveis: você pode convidar especialistas talentosos onde quer que estejam e proporcionar condições confortáveis para funcionários em quarentena. No entanto, você também precisa pensar nos desafios do trabalho remoto e do trabalho em equipe remoto que podem surgir.

Quais são as características de uma equipe remota?

A organização de escritório remoto já formou novas práticas de negócios e, como resultado, ainda está mudando o estilo geral de gerenciamento. Por exemplo, a reunião virtual gratuita e as videoconferências da iMind mostraram funcionários de diferentes ângulos: alguns apresentaram colegas a crianças, outros a animais de estimação. Profissionais de RH, chefes de departamentos individuais da empresa e alta administração incentivam essa comunicação para continuar a manter o espírito de equipe e criar um ambiente amigável remotamente.

Os aspectos positivos do trabalho remoto também devem incluir o uso sistemático da lista de tarefas diárias. Muitas empresas introduziram o ego para ajudar os funcionários a organizar seu fluxo de trabalho durante a semana. Programas e aplicativos apropriados ajudam muito nisso.

Os próprios funcionários costumam observar que, quando trabalham remotamente, conseguem se concentrar não apenas nas tarefas principais, mas também nas tarefas secundárias. Agora os colegas distraem menos do que quando estão todos no mesmo escritório.

Algumas empresas estão usando o teletrabalho para treinar funcionários para avaliar tarefas semanais e perceber o quanto eles contribuíram para o negócio como um todo.

Por que os desafios podem aparecer em uma equipe online?

Existem muitos perigos e desafios associados ao trabalho remoto que não estão presentes na forma habitual de trabalho, uma vez que não existe um espaço de trabalho comum:

O afastamento da equipe limita a capacidade de controlar totalmente o fluxo de trabalho, aumenta a probabilidade de perda de prazos e dificulta a manutenção da cultura corporativa devido à comunicação pessoal insuficiente com os funcionários.

É fundamental que as empresas consigam se adaptar às funcionalidades do escritório virtual para manter um ambiente de trabalho favorável e alta produtividade.

Sua equipe está cansada: o que isso significa?

Existem alguns sintomas, então eles podem ser facilmente confundidos com fadiga comum. A OMS define burnout como: “Uma síndrome causada por estresse crônico no trabalho com o qual uma pessoa não consegue lidar. É caracterizada por sentimentos de baixa energia e exaustão, afastamento psicológico do trabalho, sentimentos de negatividade em relação ao trabalho e diminuição da eficácia profissional.”

Como superá-lo:

  • Caótico - Simplifique

Nesse estado, uma tarefa principal precisa ser concluída. Priorize o trabalho, mantenha a disciplina e dê feedback aos funcionários após cada tarefa. Não se distraia com coisas desnecessárias.

  • Indiferença - atenção

Se você perceber que sua equipe está procrastinando, lembre a si mesmo e a seus colegas de seu objetivo e de sua importância.

  • Exaustão - assista ao seu descanso

Nessa fase, é importante ficar atento aos sinais de esgotamento físico e emocional. Todo mundo precisa descansar e se recuperar do estresse.

Por que os trabalhadores virtuais enfrentam desafios culturais?

Toda corporação que ama e se preocupa com seus funcionários deve ter uma forte cultura corporativa, que é um conjunto de crenças e valores, bem como normas de comportamento.

Como construir uma cultura e conexão remota?

É importante garantir que os funcionários se sintam úteis, conheçam o objetivo que a empresa está tentando alcançar e sejam adequadamente remunerados. Uma das melhores ferramentas de colaboração que motiva as pessoas e lhes permite trabalhar com grande entusiasmo é uma cultura corporativa bem organizada.

O que precisa ser feito para apoiar culturas distantes?

Encontre-se pessoalmente às vezes. Claro, nem todo membro da equipe tem essa oportunidade, especialmente no início de uma colaboração. No entanto, as discussões online não podem substituir completamente a comunicação face a face. Os espaços de coworking são fáceis de reunir, pois oferecem acesso à Internet de alta velocidade, um espaço de trabalho mobiliado e uma atmosfera amigável para socializar.

Crie eventos de grupo que unam as pessoas. Um exemplo seria decorar uma abóbora de Halloween juntos. Ou tarefas mais desafiadoras, como dominar uma pose de ioga ou correr três quilômetros todos os dias durante um mês. A exigência de que a participação seja totalmente voluntária e livre de coerção é uma inclusão importante. Essas tarefas ajudam a equipe a atingir um objetivo comum simples e iniciar discussões.

Mais difícil de construir responsabilidade

Na ausência de controle do empregador, um trabalhador em casa pode encontrar muitas atividades além do trabalho: fazer a lição de casa, assistir a uma série ou mergulhar no mundo virtual dos jogos de computador.

Você, como gerente, deve manter o trabalho sob controle e definir prazos precisos para a conclusão para evitar isso.

Etapas a serem tomadas para incentivar a responsabilidade remota

Os funcionários que trabalham remotamente podem personalizar sua carga de trabalho da maneira que acharem melhor.

É melhor dar-lhes essa liberdade do que forçá-los a obedecer a um rígido horário de trabalho. Isso é especialmente verdadeiro para equipes internacionais com fusos horários diferentes.

Concentre-se em cumprir os prazos e divida a carga de trabalho em partes menores até que a confiança seja construída dentro da equipe.

Hoje, muitas empresas estão tentando organizar a infraestrutura em condições extremas, quando nem o orçamento nem o tempo foram planejados. No entanto, existem empresas que lidam com sucesso com essa tarefa. Leia nosso artigo, pratique a construção de uma equipe e tente evitar erros.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles