A diferença entre videoconferência e telepresença
Quando você começa a discutir a comunicação empresarial, precisa considerar vários aspectos de como e onde essa comunicação ocorrerá. Para trabalhadores remotos, a videoconferência é o caminho a seguir. Mas existe uma alternativa melhor?
Definições
Aqui discutiremos as coisas que tornam os hangouts diferentes da tecnologia de telepresença. Mas vamos primeiro definir os termos.
Videoconferência
… é uma tecnologia que fornece recursos de comunicação remota por meio de suporte de áudio e vídeo. Inclui uso de webcam e equipamentos de áudio; Pode ser usado com equipamento mínimo. Os dispositivos opcionais dependem do dispositivo que você está usando.
telepresença
… é uma tecnologia que permite simular a presença de uma pessoa falando de um local remoto. Isso requer equipamento especial e/ou treinamento. Para a experiência completa você vai precisar de:
- um robô imitando uma pessoa e equipado com sensores;
- tela envolvente ou capacete VR;
- entrada de som estéreo;
- luvas de manipulação.
A tecnologia não é tão comum quanto a videoconferência.
A diferença entre videoconferência e telepresença
Ao contrário da telepresença, a videoconferência é muito mais fácil de configurar. Para ser mais preciso, essas tecnologias têm as seguintes diferenças:
- qualidade de vídeo - telepresença implica vídeo dinâmico;
- estrutura de áudio - para melhor imitação em telepresença, utiliza-se apenas som estéreo;
- interoperabilidade - oportunidades de manipulação;
- experiência do usuário - a telepresença tem um nível de imersão muito mais profundo;
- compatibilidade - a videoconferência é muito mais versátil;
- software e hardware - para reuniões online são mais comuns (por exemplo, iMind ou outros aplicativos).
As diferenças ficam mais aparentes durante o uso.
Quando a telepresença é útil?
A telepresença requer pouco mais do que um computador com uma webcam e um fone de ouvido. Daí a complexidade de sua implementação em algumas situações. Embora para outros isso possa parecer uma parte indispensável:
- se você já investiu nessa tecnologia e tem um escritório equipado;
- se você achar mais eficiente usar tecnologias de simulação de presença para se comunicar com seus parceiros de todo o mundo;
- se você deseja tornar a comunicação corporativa remota o padrão para sua empresa.
Muito depende da situação específica, então decida dependendo do contexto de suas circunstâncias.
Como você sabe se sua empresa deve usar videoconferência?
Como a videoconferência é muito mais conveniente, você pode usá-la em qualquer situação que achar adequada. Mas quanto aos momentos em que as reuniões online regulares são a melhor solução, destacamos o trabalho das equipas distribuídas e o rápido desenvolvimento da empresa. Quanto mais os funcionários chegam à empresa e quanto mais distantes estão uns dos outros, mais fácil é a comunicação por meio de conferências online.
Telepresença vs videoconferência - qual escolher?
Olhando para o contraste entre videoconferência e teleconferência, é difícil dizer qual opção é melhor. A sua escolha deve basear-se numa análise aprofundada da sua situação e visar o melhor resultado possível.
Ambas as tecnologias mencionadas acima têm seus prós e contras. Os melhores casos de uso variam, portanto, para usá-los de forma produtiva, você precisa prestar mais atenção às especificidades de sua situação.