Return to portrait mode to see the content
To main page
Set 30, 2022·3 min reading

8 hábitos que estão arruinando suas reuniões remotas

As videoconferências são uma ferramenta eficaz para organizar e realizar seu trabalho: oferecem conforto, rapidez e economia de recursos. Mas as conferências online requerem alguma preparação porque são diferentes das reuniões presenciais. O que você pode fazer de errado e o que deve evitar ao hospedar ou participar de uma reunião de negócios remota?

Etiqueta para reuniões online
Etiqueta de reunião online

Reuniões virtuais e seu lugar no mundo empresarial moderno

A videoconferência ocupou um lugar significativo no nicho de comunicação remota. Mais e mais pessoas estão voltando sua atenção para as facilidades oferecidas pelo software de videoconferência. Mais precisamente, essas ferramentas ajudam a economizar tempo, oferecem mais oportunidades de recrutamento e emprego, organizam eventos, etc. Mas esse resultado ainda pode ser eliminado pelo fator humano - atitude desatenta.

Etiqueta de reunião virtual: por que é eficaz para videochamadas?

As reuniões online exigem um comportamento e uma preparação especiais. Assim como você parece preparado e equipado no escritório, você deve se preparar para uma videochamada. Assim, a etiqueta da reunião online existe para garantir uma melhor comunicação e construção de relacionamento. A forma como a pessoa a observa atesta a sua atenção, atenção, respeito e profissionalismo.

Imagine pessoas em um escritório andando com sacolas pretas na cabeça, jogando papéis e convocando reuniões de projeto para dizer que ligaram o computador. Parece exagero, mas a falta de etiqueta nos pontos de encontro parece igualmente desajeitada e inadequada. Mas quando as pessoas seguem as regras, isso ajuda a manter toda a equipe organizada e produtiva. Se sim, gera um respeito crescente e um clima de amizade entre os profissionais, o que sempre melhora o fluxo de trabalho.

Maus hábitos que arruínam reuniões remotas

Ao convocar uma reunião, você deve ter em mente algumas coisas para evitar mal-entendidos, confusões e interrupções de qualquer tipo. Se você pular isso, acabará com uma reunião ineficaz que desperdiçará tempo e não será produtiva. Os seguintes hábitos causam uma chamada de conferência ruim:

  • falta de agenda - sem um plano, você perde rapidamente a linha de discussão e pode esquecer questões importantes que precisam ser abordadas;
  • esquecimento de desligar o som – ruídos de fundo ou batidas no teclado interrompem e incomodam os participantes;
  • escuta passiva - com isso você mostra desrespeito e perde pontos importantes que a pessoa está falando;
  • multitarefa - isso confunde toda a equipe e, como resultado, você fica ainda pior do que se trabalhasse de forma mais lenta, mas consistente;
  • deixar a câmera desligada - surgem dúvidas sobre sua presença e atenção (por que falar se ninguém está ouvindo?);
  • falta de processo - reuniões passivas e lentas são improdutivas;
  • um grupo de agendamento é inútil - se você pedir uma reunião online, terá muito a dizer;
  • baixo engajamento - quando apenas uma pessoa está falando ou há longas pausas quando nada está acontecendo, saiba que este é um discurso ineficaz

Fique atento a esses pontos a serem evitados e seu trabalho ficará muito melhor.

As empresas fazem uso extensivo de videoconferência, mas as pessoas precisam aprender etiqueta por si mesmas. A maioria dessas regras é puramente lógica, outras são específicas de software e dispositivo. Mas se você levar em consideração os principais, seu trabalho em equipe melhorará significativamente.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles