Principais erros que os trabalhadores remotos cometem
Para muitos, o trabalho remoto e as reuniões virtuais se tornaram uma saída para situações difíceis. Trabalhar em casa pode ser prejudicial para sua carreira. Tem certeza de que está fazendo tudo certo para um trabalho em equipe eficaz?
O que significa trabalho remoto no mundo corporativo de hoje?
Em algumas empresas, o trabalho remoto sempre foi possível; é que a pandemia do COVID-19 acelerou essa tendência e mudou para sempre a ideia de um dia normal de trabalho.
Hoje, 85% dos executivos concordam que ter funcionários remotos em sua equipe é o novo normal (de acordo com o We Work Remotely). Esse modelo operacional aumentou a produtividade em telecomunicações, bancos e seguros. Ao mesmo tempo, o trabalho remoto provou ser ineficiente em energia, serviços públicos e educação. O emprego remoto para nossas alfândegas ou produção também é difícil de imaginar.
Prevê-se que a indústria de TI esteja mais bem equipada para trabalhar remotamente com sucesso e tenha sido menos afetada pela mudança para o trabalho remoto do que outras.
Benefícios de trabalhar remotamente
Devido ao surto de coronavírus, várias empresas transferiram seus funcionários para trabalhar remotamente. As negociações e reuniões agora são realizadas virtualmente por meio do aplicativo iMind on-line gratuito. Além disso, em termos de produtividade, videoconferências e reuniões virtuais costumam ser muito mais eficazes para a colaboração do que reuniões reais: como mostra a prática, os participantes falam mais sobre negócios e concentram sua atenção nos principais problemas da empresa.
No entanto, a comunicação empresarial com o chef e colegas via link de vídeo da cozinha ou sala de estar pode se transformar em muitas armadilhas. Portanto, a participação em tais reuniões requer uma preparação cuidadosa.
Veja as principais vantagens de trabalhar remotamente:
- A capacidade de escolher sua própria programação.
- Lealdade dos funcionários para trabalhar de forma mais produtiva e "entender" o trabalho.
- Economizando tempo e dinheiro: para funcionários, na estrada, para almoço, para roupas; para empresas, manutenção de escritórios, recrutamento e formação de novos quadros.
- Elevar o padrão de vida. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é muito mais fácil para os trabalhadores remotos.
Quais são os erros mais comuns que os trabalhadores remotos cometem?
Muitas pessoas são atraídas pelo trabalho remoto por causa de sua variedade e utilidade. No entanto, devemos lembrar que trabalhar fora do escritório pode reduzir e criar novas distrações. Aqui estão os erros mais comuns cometidos por trabalhadores remotos.
Trabalhe confortavelmente em uma cama ou sofá
Não importa o quão confortável você esteja em seu pijama favorito e no sofá, eles reduzem a produtividade e aumentam a probabilidade de você não ir trabalhar. Basta vestir o que você usaria no escritório e sentar em sua mesa. Isso ajudará você a se preparar para o trabalho.
falta de alinhamento
Todos nós temos ritmos claros e, quando a equipe começa a trabalhar fragmentada, muito provavelmente cada membro da equipe se esforçará para planejar a jornada de trabalho da maneira que mais lhe convém. Quando os funcionários não podem falar uns com os outros o tempo todo, a velocidade geral do projeto é reduzida. Hoje eles definiram a tarefa, amanhã a resposta está pronta, depois de amanhã eles mostraram ao cliente, depois as edições retornaram e tudo de novo. Isso cria certos problemas e atrasa o fluxo de trabalho.
Comunicação ineficaz
A forma de comunicação mais comum no trabalho remoto é o texto. Mas o texto não transmite bem as emoções. A mesma frase pode ser interpretada de dezenas de maneiras. Mal-entendidos, inúmeras edições e até conflitos são possíveis apenas porque um dos funcionários não leu a carta ou a entendeu mal.
Encontro com o cansaço
Todo mundo acha que descanso é só preguiça, mas descanso também exige força. Você não deve chegar em casa do trabalho se sentindo um limão, com pouca energia sobrando mesmo para uma caminhada curta.
eu sempre trabalho
Se você começou a trabalhar às 9h no local de trabalho, o mesmo deve ser feito em casa. Não perturbe os ritmos biológicos, porque a quarentena não é eterna e será necessário muito esforço para restaurá-los. Mesmo que sua casa seja seu escritório, ela continua sendo sua casa depois das 18h.
Como evitar esses erros?
Aqui está a dica principal sobre como evitar os erros sobre os quais escrevemos anteriormente.
Ligue uma estação de trabalho remota ergonômica
Para o trabalho, você tem um navegador com guias de trabalho abertas, para entretenimento - outro. Para ler correspondências pessoais e notícias pela manhã - um gadget, por exemplo, um telefone, para correspondência de trabalho - um computador pessoal. Uma coisa é a hora e o local de trabalho, outra hora e local para almoçar e se comunicar com os entes queridos e assim por diante.
Organize atividades diárias ou semanais
É difícil manter a boa forma física se você não sai de casa a maior parte do dia. É por isso que é importante ter outros interesses fora de seu escritório doméstico. Por exemplo, encontre um hobby que esteja associado à atividade física e ao exercício - desde uma ida habitual à academia até jogar futebol à noite.
Use recomendações para comunicação ativa
Se você passa a manhã lendo inúmeros e-mails e fazendo tarefas domésticas, é hora de perceber a importância de usar alguns métodos padrão para otimizar sua produtividade e comunicação. Use as diretrizes e certifique-se de ter uma comunicação ativa.
Agende videochamadas regularmente
Envolva os membros remotos da equipe em alguma forma de comunicação todos os dias. Use vários canais de comunicação. Se a sua separação forçada se arrastar, agende uma reunião cara a cara regular. Dê às pessoas remotas o máximo de acesso possível a você. Lembre-se de que você foi visto recentemente em negociações, jantou com você, veio à sua mesa etc.
Como o teletrabalho e a flexibilidade se tornaram a norma para muitos funcionários e provavelmente permanecerão no futuro, é importante otimizar sua produtividade criando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.