Return to portrait mode to see the content
To main page
Jun 3, 2021·5 min reading

Etiqueta de videoconferência: 8 dicas para fazer negócios rápidos

Estamos acostumados a realizar reuniões de negócios online - é mais fácil, rápido e seguro. Mas há uma característica que poucas pessoas pensam. Sabemos exatamente como negociar na vida real e não perder a face. Para dominar o sistema de requisitos de comunicação empresarial, você pode fazer cursos de etiqueta empresarial, ler um livro ou consultar especialistas na área. A etiqueta da videoconferência ainda é um mistério: as regras de conduta no ambiente digital não são claramente explicitadas em nenhum lugar. Para entender como funcionam as regras de propriedade para videochamadas, você precisa saber como os outros estão aprendendo as regras desse novo jogo virtual. Neste artigo, mostraremos como evitar situações embaraçosas durante videochamadas importantes.

8 regras para uma reunião de negócios online eficaz

Comece verificando com antecedência como você ficará no quadro. Mesmo que você não se considere uma pessoa fotogênica, existem orientações simples para obter uma bela foto.

1. Ajuste sua iluminação para que você possa ser visto

Não se sente em frente a uma janela. Se a fonte de luz vem de trás, você parece uma mancha escura, seu rosto não é visível. Você parecerá minimamente aceitável se colocar uma fonte de luz atrás da câmera. Melhor se 2 fontes de luz - em ambos os lados da câmera e 1 atrás. Idealmente, se estas forem fontes de luz natural. O rosto parece fresco, as rugas não são enfatizadas. As fontes de luz artificial geralmente são mais fracas e lançam sombras desagradáveis no rosto.

Se você quer ter uma aparência impecável em uma reunião online a qualquer hora do dia, aconselhamos que você compre uma lâmpada de anel . Dá uma luz suave e uniforme, praticamente não haverá sombras em seu rosto e um brilho característico aparecerá em seus olhos. Escolha uma lâmpada que vem com um suporte de mesa. Um exemplo de opção de orçamento é o Falcon Eyes BeautyLight. Além da luminária, o kit vem com suporte, espelho, suporte para celular e câmera. Existe uma versão mais cara do YongNuo YN608 com mais LEDs. A marca é popular entre blogueiros e profissionais de vídeo.

2. Vista-se para uma reunião de negócios

Você virá a uma reunião de negócios de pijama? Que tal uma jaqueta, mas sem calças? Não venha para uma reunião online também. Você não pode garantir que não vai esquecer e se levantar, especialmente se as negociações forem estressantes. Roupas que não sejam em casa têm um efeito positivo na sua imagem e produtividade.

Tony realizou um comício sem calças: seus colegas, assim como 2.848.149 usuários do Youtube, descobriram

Evite decorações grandes : elas ofuscam e distorcem a imagem. Pela mesma razão, não use padrões geométricos.

3. Cuide do plano de fundo

Montanhas de pratos sujos ou uma coleção de figuras de Lego nas suas costas distraem as negociações. Não é necessário iniciar uma limpeza de primavera para cumprir a etiqueta de videoconferência - escolha um local da casa onde haverá um mínimo de distrações ou altere o plano de fundo nas configurações de chamada.

4. Verifique a técnica com antecedência

Isso vale não apenas para fones de ouvido, microfone e câmera, mas também para a plataforma onde acontecerá a reunião virtual. Leia sobre como fazer isso no artigo sobre equipamentos para uma conferência online. Não repita a experiência do advogado Rod Ponton, que defendeu um cliente em uma sessão judicial online com um filtro de gato no rosto. Ponton admitiu que a criança alterou as configurações e não sabia como desligar o filtro.

5. Lembre-se do microfone

Não quebre a ética profissional - desligue o som quando não falar.

Há um tópico no Reddit onde os membros compartilham momentos embaraçosos em que não desligaram o microfone a tempo:

Discussão no Reddit de histórias interessantes com o microfone ligado durante um evento online

“Foi durante uma aula de educação física online. A menina esqueceu de desligar o microfone e começou a gritar linguagem obscena durante os exercícios.” — 0tartaruga

6. Deixe que todos tenham a sua opinião

A regra básica de decência a seguir durante uma conferência online. Tenha em mente que os participantes podem ser de diferentes cidades e países, então o sinal pode estar atrasado. Mesmo que a comunicação seja boa, dê aos participantes tempo para formular uma resposta a uma pergunta difícil. Não interrompa.

7. Prepare os documentos necessários com antecedência

Não desperdice o tempo dos seus colegas procurando materiais. Salve os documentos necessários com antecedência e envie-os antes do início da discussão. Compartilhe várias telas para comparar os resultados e relatórios de seus colegas.

8. Se você for o anfitrião, fique até tarde.

Parece estranho quando o anfitrião da noite o deixa primeiro. A etiqueta de videoconferência pressupõe que todos os participantes possam ter a palavra final e deixar a conferência em seu próprio ritmo. A situação não é crítica, mas vai ficar feia.

Conclusão

A regra mais importante de etiqueta é o cuidado e a consideração pelas outras pessoas. Rupert Wesson, diretor da empresa de coaching Debrett's , diz que a empresa não segue regras rígidas, mas segue diretrizes gerais de etiqueta. Se você já conhece a etiqueta de negociação, pode dominar facilmente as regras de comportamento no ambiente digital.

Você notou que as regras não incluíam “ligar do seu local de trabalho”? Isso não é coincidência. Conecte-se a uma chamada de vídeo de qualquer lugar e de qualquer dispositivo sem downloads.

If you liked the article, please share it on social media:
Other articles:
Show all articles