O que é uma videoconferência?
A videoconferência é um sistema com câmeras de vídeo conectadas via Internet ou uma conexão especial, com a ajuda da qual pessoas em lugares diferentes podem se ver e se comunicar sem viajar para as reuniões ( definição do Cambridge Dictionary ).
Chamada de vídeo, videoconferência e videoconferência são sinônimos.
História da videoconferência
- Em 1870, de acordo com a Encyclopædia Britannica, nasceu o conceito de transmissão de imagens junto com o áudio.
- Em 1927, a Bell Labs se conecta pela primeira vez com o presidente da AT&T em Nova York e funcionários em Washington por meio de áudio bidirecional e vídeo unidirecional.
- Em 1935, a palavra vídeo aparece em inglês. Antes disso, eles usavam rádio visual (rádio visual).
- Em 1956, a AT&T cria um protótipo de "telefone com imagem" e faz a primeira chamada de vídeo.
- Em 1964, a Bell Labs faz a primeira chamada de vídeo transcontinental.
- Em 1967, o termo "videoconferência" foi usado pela primeira vez.
- Em 1982, a Compression Labs cria o primeiro sistema comercial de videoconferência. Era desconfortável, enorme e custou $ 250.000, e cada ligação saiu por $ 1.000 (cerca de $ 700.000 e $ 2.700, respectivamente, nos termos de hoje).
- Em 1992, os professores da Cornell University criaram o CU-SeeMe para Mac, o primeiro aplicativo de videoconferência da mais alta qualidade até hoje. Em 1994, o programa foi lançado no Windows
- 1994 viu a primeira webcam comercial abaixo de $ 100 ($ 177 agora) - QuickCam
- Em 2001, ocorreu a operação Lindbergh - a primeira operação do mundo realizada por meio de comunicação por vídeo. Ao mesmo tempo, Nick Robertson, correspondente da CNN, aproveitou a tecnologia de videoconferência via satélite. Ele conduziu a primeira transmissão ao vivo da zona militar no Afeganistão
- Em 2012, o programa de videoconferência Mind estabeleceu um recorde mundial para o maior treinamento online do mundo: 12.012 participantes online, uma entrada no Guinness Book of Records
Vantagens e desvantagens da videoconferência
Embora o objetivo da videoconferência e das reuniões ao vivo seja o mesmo - comunicar - ele é alcançado de maneiras diferentes. Cada um deles tem prós e contras. Vamos dar a eles para que você entenda se precisar de uma videochamada.
Vantagens da videoconferência em comparação com o diálogo face a face:
- Você não depende do lugar
Conecte-se por vídeo de qualquer lugar do mundo . Você e seu interlocutor têm Internet, câmera, computador ou telefone? Teoricamente, isso é suficiente para ligar da Austrália para a América, adicionar um membro da expedição à Antártica à conferência e até um amigo que voou para a ISS. A chamada de vídeo é literalmente ilimitada.
- Chamada de vídeo é mais barata do que uma reunião cara a cara
Na continuação do parágrafo anterior, você também economiza! Não há necessidade de voar até a metade do planeta ou ainda mais longe. O tráfego da Internet é definitivamente mais barato que o transatlântico 🙂
- Mais rápido!
Completando as localizações geográficas, as videochamadas são mais rápidas do que qualquer outra forma de ver e falar com pessoas distantes. Afinal, basta apertar um botão!
- Fácil de gravar uma reunião
Para gravar sua reunião pessoal em vídeo, você precisa de equipamento e conhecimento adicionais. Como gravar uma videoconferência ? Clique em "Gravar" durante uma chamada - e pronto! Baixe-o do iMind por 30 dias e mantenha-o em seu computador para sempre.
- Compartilhe sua tela
Nem toda sala de reunião física tem 12 telas, cada uma delas conectada aos laptops dos participantes da conferência. A videoconferência, por outro lado, possibilita a demonstração simultânea de telas aos interlocutores. Será útil ao comparar layout e design, por exemplo. Ou uma tarefa técnica com o trabalho realizado.
Vantagens de uma reunião presencial em comparação com uma videoconferência:
- Mais fácil de entender o interlocutor
Mesmo a webcam mais forte não transmitirá totalmente expressões faciais e gestos. Captar um sinal importante de que a pessoa do outro lado da mesa está nervosa, mentindo ou pensando que você está trapaceando é muito mais difícil por vídeo.
- Mais fácil de criar a atmosfera certa para o diálogo
Organizar reuniões de pizza para discutir um problema agudo é útil em teoria. Você não sai para tomar café, almoçar ou ir ao parque durante uma videochamada. Locais de reunião fora do padrão são úteis em discussões, mas isso não pode ser feito online. Mesmo que seu interlocutor coloque uma praia com palmeiras ao fundo 🙂
- Ninguém está a salvo de falhas
A tecnologia pode facilmente falhar. A Internet fica lenta, os fones de ouvido funcionam de forma intermitente, o microfone “robusto” e até a eletricidade pode desligar repentinamente ... As reuniões ao vivo não dependem tanto do equipamento.
Tipos de videoconferência
Video chamada
A videoconferência mais simples é a sua chamada individual regular.
Pegue um amigo, diga olá para ele. Aqui está a chamada de vídeo.
Videoconferência em grupo
O mesmo, apenas de 3 participantes. Você se ouve e se vê.
Adicione sua esposa e outro amigo a uma chamada com um amigo - você obtém uma videoconferência em grupo.
Chamada de conferência
Divide os participantes em 2 grupos: ouvintes e palestrantes. Os falantes ouvem e veem uns aos outros. Os ouvintes, por outro lado, têm uma conexão unidirecional - eles veem e ouvem apenas os falantes.
Arrume um emprego com um amigo em uma estrutura do governo e relate seu trabalho a vários colegas em uma teleconferência.
Webinário
Lembra do seminário no instituto, quando eles conversavam sobre teoria por horas? Um webinar é o mesmo, apenas online e sem tíquetes de exame. O narrador compartilha conhecimento com um grande público e recebe feedback por meio de áudio ou texto.
Renuncie à estrutura do estado e diga a todos como chegar lá. Viva, você organizou um webinar.
Onde usar a videoconferência?
Na educação
As escolas online tornaram-se reais apenas graças à comunicação por vídeo. Dê aulas, comunique-se com os alunos, verifique as tarefas - tudo isso é possível graças à videoconferência.
Em medicina
A operação bem-sucedida de Lindbergh, na qual a vesícula biliar de um paciente de 68 anos foi removida pelo controle de um robô via link de vídeo, comprovou a eficácia desse método na prática. Agora a telemedicina é usada não apenas para operações, mas também para comunicação diária com um médico e marcação de consultas.
Em processos judiciais
A comunicação por vídeo é muito comum nos tribunais. Permite que os participantes estejam presentes na reunião, o que é impossível ou muito difícil de trazer fisicamente. No coronavírus, a comunicação por vídeo no tribunal se tornou a principal forma de comunicação. A pandemia não vai parar a justiça!
Em negócios
Conecte-se com colegas e parceiros de todo o mundo. Onde as conversas telefônicas comuns não transmitem todo o espectro e uma reunião pessoal é cara e difícil de implementar, a videoconferência vem para o resgate.
Como escolher e criar uma videoconferência gratuita, leia as instruções .